Vivendo uma experiência dos sonhos nos EUA por meio do intercâmbio em Summer Camp

19/10/2015

     

Blog Globe Trotter



Isabella Loureiro
ICCP 2011 - Houston – Texas
E-mail:  bellaloureiro@yahoo.com.br

 

Quem me conhece bem sabe que sou uma pessoa daquele tipo que quando coloca uma coisa na cabeça não tira até conseguir. Quando comecei a estudar inglês, me apaixonei pela língua e desde então plantei um sonho dentro de mim: o de fazer um intercâmbio. Comecei a pesquisar todos os programas e modalidades de intercâmbios bem conhecidos em Belo Horizonte, mas todas as minhas pesquisas me levaram à mesma conclusão: eu não tinha condições financeiras para realizar o meu  sonho.

Na época, eu era bolsista na faculdade, fazia estágio e - como todos sabem - salário de estagiário não dá para quase nada, imagina para fazer intercâmbio?! Da mesma forma, meus familiares também não poderiam arcar com as despesas de um intercâmbio, palavra esta que começou a representar algo que definitivamente estava fora da minha realidade naquele momento. Mas a semente do meu sonho estava plantada dentro de mim e eu sabia que um dia ela iria começar a germinar e se tornaria realidade. E eu estava certa!

Em 2009, uma das minhas colegas de classe tomou conhecimento sobre o ICCP por intermédio do seu professor de inglês, um tal de Dawg (alguém já ouviu dizer?) e    começamos a conversar sobre o programa. Até que de repente, a Nanda Ferreira, minha também colega de classe, nos dá a notícia: “Eu já viajei pelo ICCP e hoje sou Counselor”. (É o que? - meu primeiro pensamento...) A partir daí ela me explicou tudo sobre o programa e colocou “aquela” pilha para eu me inscrever.

Fui ao Open House de 2009 com a minha colega que já tinha se decidido a fazer o programa, mas acabei não me inscrevendo, por estar envolvida em uma matéria muito complicada na faculdade. Mas eu já tinha me determinado a me inscrever em 2010 e, assim, fui participar da tão sonhada entrevista, com o tal Counselor, professor da colega de classe!

 

O treinamento que transforma

Inscrevi-me no ICCP e comecei a frequentar os Meetings e Recreations, conheci pessoas fantásticas, descobri candidatos vizinhos e o simples fato de preencher o meu final de semana indo para aquele lugar mágico se tornou algo encantador e apaixonante. Em pouco tempo, eu me via toda semana debruçada sobre, de um lado, livros e apostilas com atividades infantis (emprestados pela minha mãe que é educadora infantil) junto com meu dicionário de inglês; do outro lado, meus livros e anotações da faculdade. Afinal, eu também estava envolvida com projeto de conclusão de curso! TENSO! Eu chegava em casa suada, dolorida, cansada, descabelada e suja, mas eu chegava feliz, muito feliz por sentir que  poderia alcançar o meu sonho da maneira mais maravilhosa que poderia existir: voltando a ser criança!

E quando se volta a ser criança, você brinca, você ri, você chora, você expressa exatamente o que o seu coração sente. Você volta até a receber comida na boca, acreditam? Sim!!! Esse foi um dos castigos que a criança aqui recebeu por desobedecer as regras: não falar  português. Quando se é criança, você faz teatrinho e acha que é ator de Hollywood, encena histórias sobre vampiros e homens que viram lobos, e encarna literalmente a BELLA da saga Crepúsculo, sendo garota propaganda de um sorvete chamado IceGreen   (risos).

 

Day Camp em Houston

Voltando ao treinamento, me lembro como se fosse hoje do resultado da segunda etapa. A Manu disse: “uma vaga feminina, para Day Camp em Houston/TX. E a pessoa selecionada para esse camp vai tá bem demais, vai tirar férias em um spa! BELLA!” Caramba, era eu mesma! É galera, mas não é bem assim não! O camp realmente é maravilhoso, com uma megaestrutura, realmente tem uma jacuzi bem no estilo spa - que as ICCPs de Houston quando foram me visitar ficaram alucinadas (hihihi) - mas não era moleza não! Fui pra lá e trabalhei igual gente  grande!

E como foi maravilhoso... brinquei, cantei, nadei, curti messy days, festa do pijama e sessão pipoca com mais de 50 crianças de 7 anos de idade que passaram pelo camp naquele verão. Ensinei todos os campers a cantarem Bull Dog, a ponto de se tornar o hit predileto durante as Opening e Closing Cerimonies. Visitei os mais variados lugares durante as Field Trips, que aconteciam duas vezes toda semana, fiz brigadeiro, ensinei a fazer e a jogar peteca, falei  sobre o Brasil, aprendi algumas poucas palavras em francês, com um dos meus campers que não sabia falar outra língua! Também ganhei uma professorinha de inglês, uma das minhas campers de 7 anos que sempre me corrigia quando eu falava algo errado, me fazia entender  o  vocabulário novo e tirava toda e qualquer  dúvida.

E quando você ouve frases do tipo “I love you, miss Bella”, “you're my favorite one”, “I'll  never forget you”, “I'll miss you” e recebe beijos, abraços, desenhos, recadinhos e todo tipo  de manifestação de carinho vindo de crianças que nunca te viram antes na vida e mal sabem de onde você veio... É realmente inexplicável! O sentimento de recompensa e gratidão que invade o seu coração, só quem passa por isso consegue entender!

 

Morando com Host Families

Além do camp, em Houston ganhei cinco presentes preciosos, que ficarão guardados comigo por toda a minha vida: cinco famílias simplesmente fantásticas. Lá, ganhei novos pais, mães, um vovô e uma vovó maravilhosos e os irmãos e irmãs mais novas que eu não tinha antes.

Tive uma irmãzinha bem “Barbie Girl”, que ficava o dia inteiro se equilibrando pela casa com os meus sapatos de salto alto, passava minhas maquiagens e fazia desfile de moda vestindo minhas roupas (sim, serviam nela...). Também tive um trio de irmãozinhos que repentinamente me enchiam de socos, até eu descobrir que eu estava em uma brincadeira chamada Punch Yellow, que consiste em literalmente socar um ao outro sempre que avistassem um carro amarelo na rua! (Candidatos, não brinquem disso com suas crianças no camp! risos)

No primeiro dia que fui para essa família dos meninos, fomos passar o 4th of July em uma casa no lago, que foi invadida por um ladrão bêbado, enquanto estávamos dormindo! Esse episódio me fez conhecer um típico policial Texano, bem ao estilo filme de Velho Oeste, com aquela estrelinha de xerife na camisa e  tudo!

Tive uma festa de despedida, organizada pelas famílias, com direito a muita coisa boa em  um restaurante mexicano e um bolo com o seguinte dizer: “We will miss you Bella”. Conter as lágrimas naquele momento foi realmente impossível. Enfim... são muitas as experiências maravilhosas e inesquecíveis que tive naquele  lugar!

 

Aquela viagem inesquecível pelos Estados Unidos

Passada a experiência no camp, chegou a hora de viajar! Elaborei um super roteiro de viagem que passava por New York, Orlando e Miami. Embarcamos, 5 mulheres e mais um casal, rumo a muita, mas MUITA diversão! Imaginem o Big Brother que não se tornou cinco mulheres dormindo no mesmo quarto! E como fazer para comer? Sem cozinha, com no máximo um micro-ondas no quarto, sem grana para comer fora? Bom, nossas refeições se resumiram basicamente em pão de forma com queijo e presunto e comidas congeladas! E voltando da Estátua da Liberdade em NY, policiais e bombeiros circulavam pela rua, a população alarmada, e todos os executivos da Wall Street fora dos seus prédios. Motivo? Terremoto! Pelo jeito as terras lá para os lados de Lady Liberty não tremeram, pois não sentimos  absolutamente nada.

Os fenômenos naturais não se deram por vencido e foram nos acompanhar. Alguém ouviu falar do furacão Irene? Pois bem, ele chegou à ilha de Manhattan exatamente no dia de embarcarmos para Orlando. O nosso voo foi o último a decolar do aeroporto de New York, antes de ele ser fechado. SIM, voamos sobre o furacão Irene, em um voo cheio de uma turbulenta emoção! Mas chegamos bem em Orlando, onde curtimos os parques da Disney e do Universal Studios. Em Miami... sol de 40 graus, praia, água fresca e... JELLYFISH, muita jellyfish, quase impraticável nadar naquele mar de Miami e South   Beach.

 

Memórias guardadas no coração

Por fim, é chegada a hora de voltar para o home, sweet home... Cheguei ao Brasil dia 4 de setembro de 2011, após mais de 3 meses em terras estrangeiras! Foi muito bom rever amigos e familiares e matar a saudade de tudo que por aqui ficou. Mas agora, parte de mim está lá. E o ICCP, por meio da YMCA me proporcionou isso, me proporcionou realizar um   dos maiores sonhos de toda a minha vida, me fez perceber que é possível encontrar a felicidade por meio da coisa mais inocente e singela que pode existir: o sorriso de uma criança! E me fará memorar lembranças inesquecíveis por toda a vida.

Costumo pensar que quando temos um sonho muito forte dentro de nosso coração, Deus nos testa para saber se este sonho é realmente verdadeiro ou mero desejo. Posso dizer que passei por vários desses testes, que se apresentaram diante de mim em forma de desafios, me trazendo duas opções: desistir ou passar por cima deles e ir seguir. Resolvi ir adiante e dizer SIM ao meu ideal, provando a mim mesma que eu podia e era capaz. Portanto, se você realmente tem um sonho verdadeiro, lute por ele com todas as suas forças, acredite e prove  a você mesmo que é capaz de consegui-lo. Desafios surgirão, com toda certeza, mas enfrente-os tendo em mente de que o seu sonho é maior do que qualquer impecilho.

Atrevo-me, por fim, a adaptar uma frase de Fernando Pessoa: “Pedras no caminho? Guardei todas e construí um castelo.

>>> Quer saber mais sobre todos os nossos programas, ver promoções e receber dicas para intercâmbios e viagens? 
Acompanhe a Globe Trotter no Facebook!



México: grande promoção em Resorts de Cancún com hospedagem grátis para crianças

15/09/2017


Cancún, no México, é conhecida por ter algumas das praias mais famos...

Estados Unidos: confira três promoções de hospedagem e City tour em New York

13/09/2017


Ver de perto as luzes e o brilho da Times Square, passear pelo Central Park e conhecer os...


México: grande promoção em Resorts de Cancún com hospedagem grátis para crianças

15/09/2017


Cancún, no México, é conhecida por ter algumas das praias mais famosas do mundo. As belezas naturais, o mar de á...

Estados Unidos: confira três promoções de hospedagem e City tour em New York

13/09/2017


Ver de perto as luzes e o brilho da Times Square, passear pelo Central Park e conhecer os arredores de Manhattan, como o famoso Brooklyn, &...