Carta de uma YCCP: uma experiência de intercâmbio que transforma vidas e cura a alma

Quando fui para o Camp em 2014 estava mentalmente doente. Não sabia. Só tomei conhecimento disso quando voltei do intercâmbio e tive minha primeira crise. Dessa forma, quando estava lá, tudo parecia muito difícil para mim, trabalhei MUITO, passei muito mal, era exaustivo e sacrificante. As vezes eu tomava consciência de como eu era abençoada por estar ali, mas na maior parte do tempo aquilo era cansativo.

Eu não fui a melhor pessoa que poderia ser, nem de longe fui a melhor counselor que poderia para aquelas crianças. Minha cabeça tomava tanta energia de mim mesma que pouco sobrava para os campers. Ainda assim eles tinham sempre um sorriso, um agradecimento, um abraço para me recompensar por estar ali.

Para mim o mais curioso de tudo aconteceu a partir do primeiro momento em que coloquei os pés de volta no Brasil. Não houve um dia sequer, desde o dia em que voltei, em que eu não tenha pensado no meu intercâmbio, seja em algo que aconteceu, em alguma pessoa que conheci, em como teria sido diferente se eu estivesse saudável, em como fui privilegiada por ter tido aquela oportunidade, em como fui bem recebida, em como a cultura é diferente. Esse intercâmbio me mudou de uma maneira tão profunda, que acredito que vou pensar nele pelo resto da minha vida.

Eu voltei melhor, apesar e por causa das dificuldades. Quando estava lá era muito difícil, mas quando voltei percebi o quanto foi intenso e gratificante. Dou valor a outras coisas, me conheço melhor, quero viajar o mundo todo e acredito que por mais viagens que eu faça, nenhuma experiência será tão marcante e transformadora quanto foi ser um Camp Counselor.

Conheça mais sobre o Camp Counselor Program (YCCP)

Sempre me perguntam como foi meu intercâmbio e eu respondo que especialmente para mim foi muito difícil, mas que tenho certeza de que foi maravilhoso! E ainda digo mais: o treinamento conseguiu ser melhor que o intercâmbio em si. Fiz amigos para a vida inteira, abri mão de finais de semana que valiam ouro, mas hoje vejo que não abri mão de nada, somente ganhei e acrescentei muito na minha história .

Escrevo para que vocês saibam como me fizeram crescer, como o programa me mudou, como sou feliz por ter feito parte disso tudo é para pedir que não parem nunca, porque vocês mudam vidas. Não consigo falar sobre o intercâmbio sem engasgar e querer chorar, porque sei que poderia ter sido diferente, mas dá forma que foi já deixou marcas profundas, lembranças inesquecíveis e a certeza de que valeu a pena. Quem dera se todo o mundo pudesse viver o que eu vivi.

Obrigada.

Lorena Oliveira
YCCP 2014
Texas – USA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *