Colômbia: Vulcão e Nevado “del Ruiz” reúne turismo, aventura e natureza na mesma região
*Por Milson Veloso
Há dois anos tive a oportunidade de visitar e conhecer um vulcão em atividade – algo tão mágico para mim, pois tinha visto imagens desse fenômeno em documentários e pela internet apenas. O Vulcão e Nevado “del Ruiz”, próximo a Manizales, no estado de Caldas, Colômbia, tem seu pico a 5321 metros de altitude em relação ao nível do mar e faz parte da história do país. Em 1985, uma erupção de grandes proporções jogou pedras e lava para o alto, percorreu dezenas de quilômetros e destruiu a cidade de Armero, deixando cerca de 25 mil mortos.
Mas não vamos falar apenas de tragédia, né!? Este vulcão está em atividade constante e emite cinzas e gazes com muita frequência, o que nos deixa com aquela adrenalina ao nos aproximarmos dele – e aventura é comigo mesmo! Por causa disso, a neve no alto da formação rochosa está quase sempre coberta e a visitação à área do parque também é condicionada pelo humor do imponente “Ruiz”. Em janeiro de 2015, quando estive por lá, o magnífico me presentou com algumas baforadas, como podem perceber na foto abaixo. Além da fumaça, que se espalha pelo entorno, muita neblina e nuvens também podem dificultar a visão dos visitantes.
A região onde está localizado o Volcán y Nevado Del Ruiz pertence ao Parque Nacional Natural Los Nevados, bem na Cordilheira (Central) dos Andes. Trata-se de uma área muito diversa em fauna e flora espalhadas pelos bosques andinos, páramos e glaciais, incluindo as raras plantas frailejones e o urso-de-óculos. Além do “Ruiz”, o parque abriga ainda outros quatro nevados: Tolima, Santa Isabel, Cisne e Quindío. Durante a visita, o turista pode caminhar por alguns espaços bem peculiares, como o Vale das Tumbas (foto de destaque desta postagem), por onde desce a lava em caso de erupção.
Quer conhecer a Colômbia? Fale com a gente e programe a sua viagem agora mesmo. WhatsApp (31) 99214-7110 || Telefone: (31) 3309-6224 ou pelo e-mail: pacotes@gtintercambio.com. Pode também solicitar um orçamento diretamente no site, clicando aqui.
Para quem estiver pensando em visitar o parque, o caminho mais fácil é pela charmosa cidade que facilita o acesso aos nevados: Manizales. Fundada em 1849, ela teve forte influência espanhola em sua história, refletindo na arquitetura colonial, cultura e gastronomia local. É considerada a Capital do Café e pertence ao “Eje Cafetero” da Colômbia, que além de Caldas engloba ainda os estados de Risaralda e Quindío. Você certamente já ouviu falar sobre o café colombiano, né!? Pois é dessa área que sai o melhor produto.
Em Manizales é possível encontrar várias agências que oferecem os pacotes para visitação ao vulcão e nevado. Dentro do parque, uma das dicas é tomar o chá de coca no café localizado aos pés do vulcão – calma: não tem nenhum efeito alucinógeno, é legal e melhora a respiração, geralmente afetada pela grande altitude. A melhor época para fazer turismo na localidade é justamente janeiro, quando acontece a Feira de Manizales, um grande evento com desfiles, shows, apresentações folclóricas e muita comida típica, artesanatos e tudo aquilo que enche os olhos e a barriga dos turistas. Ficou animado? Se visitar, compartilhe a experiência conosco pelo Facebook do Blog Gente Que Viaja.
Blog #GenteQueViaja – Produção e Edição: Milson Veloso – Jornalista, especialista em Comunicação Digital, Mestrando em Interações Midiáticas e viajante
Deixe um comentário