Com dólar em alta, viagens nacionais se tornam a grande aposta do Turismo brasileiro

Os brasileiros estão gastando menos no exterior. Em 2015, houve retração de 32% no montante deixado pelos turistas do Brasil em outros países, com base em dados do Banco Central divulgados na terça-feira (26). Segundo o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, entre os fatores para a redução estão o aumento do dólar e a melhoria da competitividade dos destinos brasileiros. O turismo doméstico vem ganhando mais força no país: as belas praias do Nordeste, as maravilhas do Sul, a economia pulsante do Sudeste…

“Temos verificado mês a mês que a intenção de viagens ao exterior tem recuado e que os brasileiros vêm optando cada vez mais por destinos nacionais. Acredito que essa mudança tenha inúmeras razões, mas sem dúvida a alta do dólar e a melhoria na infraestrutura e na oferta de nossas cidades contribuíram para isso. Temos variadas opções dentro do Brasil, para quem quer curtir destinos de praia, culturais, gastronômicos, para quem quer vivenciar novas experiências e apreciar nossa rica biodiversidade”, afirmou.

De acordo com Henrique Eduardo Alves, essa redução dos gastos no exterior pode impactar positivamente por aqui. “A diferença entre o que foi gasto em 2015 e 2014 é de mais de US$ 8 bilhões. No câmbio atual, são mais de R$ 32 bilhões e uma parte desse valor pode ficar no país e movimentar a economia turística doméstica. É uma oportunidade de atrair e cativar um público diferenciado para todos que trabalham no setor”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *