Como um treinamento para o intercâmbio impacta na sua experiência no exterior?

1 2 - Como um treinamento para o intercâmbio impacta na sua experiência no exterior?

Fazer um intercâmbio no exterior passa inevitavelmente por um processo de planejamento financeiro, pesquisa e dedicação para concretizar o sonho. Se você está cogitando a possibilidade de viajar a outro país, seja por estudos seja para trabalho, saber com antecedência alguns detalhes do que te espera por lá será fundamental no sucesso da experiência.

Mesmo que você conte com suporte de outras pessoas e contrate uma agência para adquirir as passagens e comprar o pacote de intercâmbio, há detalhes que serão uma grande surpresa ao chegar ao seu destino. Para reduzir as chances de algo dar errado na viagem, uma das melhores opções é passar por treinamentos para o intercâmbio de forma mais específica, focando no propósito da jornada ao exterior.

Por isso, separamos neste post algumas dicas e exemplos de como um treinamento pode impactar positivamente a sua experiência no exterior. Confira:

1. Permite contato antecipado com a cultura do país de destino

Passar pela adaptação à nova cultura durante o intercâmbio não é sempre uma tarefa fácil. O choque cultural em alguns casos acaba sendo tão grande que toda a viagem pode ser comprometida, gerando transtornos para o intercambista e a família. Por isso, conhecer mais sobre o que te espera no país de destino facilitará a adaptação quando chegar lá. Por meio de um treinamento no Brasil, você terá acesso às principais características do lugar, desde questões referentes ao clima até aspectos locais, como tradições e costumes.

2. Reduz a ansiedade e alinha as expectativas de forma realista

Nada pior do que surpresas desagradáveis quando se está em outro país, longe de tudo e todos que conhecemos. Alinhar bem as expectativas ajuda a reduzir a ansiedade e evitar que esses desencontros aconteçam. Ao programar o seu intercâmbio, certifique-se que a agência oferece além de uma “simples palestra”, pois é apenas por meio de um treinamento mais específico que você poderá saber ao certo o que esperar do período no exterior.

Promocao Praias Desconto Viagens Ferias Passagens Nordeste - Como um treinamento para o intercâmbio impacta na sua experiência no exterior?Powered by Rock Convert

3. Garante maior conhecimento sobre o tipo do intercâmbio

Hoje há uma infinidade de tipos de intercâmbio no exterior: estudos de idiomas, trabalho, cursos de especialização, voluntariado etc. Por isso, é essencial conhecer bem as características do programa escolhido. Se você vai ser voluntário em uma organização não-governamental, por exemplo, vale a pena entender melhor sobre a forma de atuação e o ramo de atividades desenvolvida pela instituição. Caso o objetivo seja trabalhar no exterior, veja como é a jornada e que tipo de habilidade é preciso ter para desenvolver as funções. Há treinamentos que oferecem formação direcionada para isso, como o da Globe Trotter destinado a Camp Counselors em acampamentos de verão nos Estados Unidos.

4. Facilita o planejamento de toda a viagem com antecedência

Durante o treinamento mais aprofundado no Brasil, você pode programar antecipadamente detalhes do período no exterior, como atividades para fazer nas horas livres. Sabendo em detalhes o que você fará no país de destino, você consegue perceber com mais precisão se a carga de trabalho é extensa, por exemplo. Assim, é possível programar desde aquela ida às compras no seu time off, a dedicação de horas do dia para cuidar de coisas pessoais, como lavar suas roupas, até mesmo realizar viagens aos fins de semana.

 

5. Possibilita conhecer pessoas que fizeram ou farão o intercâmbio

A maioria dos programas de intercâmbio contam com ex-participantes que viajaram em períodos anteriores. Nada melhor do que trocar ideia com quem já viveu aquela experiência para saber detalhes. Porém, é importante também avaliar que cada pessoa encara as situações de uma maneira diferenciada. Assim, o conhecimento de outros intercambistas serve como base, mas não deve ser o único parâmetro para fundamentar a sua jornada no exterior. Em um treinamento organizado pelas agências, você poderá receber as informações de quem já viajou de forma estruturada e direcionada às suas necessidades.

Se você tem entre 18 e 30 anos, nível de conversação em inglês e quer conhecer mais sobre os programas de intercâmbio em Summer Camp com a Globe Trotter,clique aqui e preencha os dados para receber mais informações.

2 2 - Como um treinamento para o intercâmbio impacta na sua experiência no exterior?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *