Confira dicas com 12 melhores destinos brasileiros e praias paradisíacas para você visitar nas próximas viagens

1 137 - Confira dicas com 12 melhores destinos brasileiros e praias paradisíacas para você visitar nas próximas viagens

Por Milson Veloso*

Férias, fins de semana ou feriados prolongados… se programar direitinho, dá para visitar muitos destinos incríveis ao longo dos doze meses de cada ano. Há quem acredite que é muito caro, mas quando o planejamento é bem feito, cabe sim muitas aventuras no orçamento.

E este é o melhor momento para fazer a sua “Lista de Destinos Favoritos”, conferir no calendário quais são as melhores datas para colocar o pé na estrada – ou no avião – e já começar a pesquisar opções de pacotes, passagens, hospedagem, passeios…

E na hora de botar na ponta do lápis cada detalhe, você pode fazer tudo por conta própria, pedir sugestões de amigos ou contratar os serviços de uma agência especializada, o que garante mais conforto e segurança. Aqui na Globe Trotter, por exemplo, oferecemos viagens a partir de R$ 350,00 divididos em até 10x.

Não consegue viajar mensalmente?  Então, avalie e escolha pelo menos uma dessas alternativas para ser o seu destino ao longo do ano. São 12 lugares com praias paradisíacas por todo o território nacional, com características variadas para atender aos diversos estilos de viajantes. Confira:

Balneário Camboriú
Balneario%20Camborio%20vista ae rea praia central 2  1 - Confira dicas com 12 melhores destinos brasileiros e praias paradisíacas para você visitar nas próximas viagens

Foto: Embratur/Divulgação

Vamos começar a lista pelo Sul do Brasil, com a cidade considerada um dos 15 melhores destinos turísticos do país: Balneário Camboriú, em Santa Catarina. Com belíssimas praias e temperatura amena, a região se destaca também pelos seus atrativos naturais.

Apesar do crescimento acelerado nos últimos anos, com a área costeira muito badalada e margeada de arranha-céu, Balneário Camboriú ainda preserva boa parte do seu mar limpo, areia branca e consegue proporcionar experiências diversificadas ao turista: do surf ao salto de asa delta.

Entre as dicas para quem vai visitar a cidade, está aquele passeio pela Praia do Estaleirinho (mais tranquila, longe da badalação), Praia dos Amores, Complexo Turístico do Morro do Careca, Praia Brava (ouvi balada?) e Praia Central, na Avenida Atlântica.

Arraial do Cabo, Armação dos Búzios ou Cabo Frio?ThiagoFreitas PontaldoAtalaia ArraialdoCabo RJ - Confira dicas com 12 melhores destinos brasileiros e praias paradisíacas para você visitar nas próximas viagens

Foto: Thiago Freitas/PontaldoAtalaia/MTur/Divulgação 

A primeira opção aqui, Arraial está a cerca de 150 quilômetros do Rio de Janeiro e conta com praias de águas cristalinas, dunas de areia branca, lagoas e vegetação de restinga preservada. Há também opções de passeios de barco e sugerimos não perder a oportunidade de ir a Atalaia e Ilha do Farol.

Já o segundo destino, Armação dos Búzios tem em Geribá como uma de suas mais famosas praias, sendo adorada pelos surfistas. Já a Praia da Ferradura é bastante procurada pelos mergulhadores com Snorkel. Entre uma praia e outra, você ainda pode fazer compras na Rua das Pedras com as charmosas lojas.

Cabo Frio dispensa até comentários, de tão linda e encantadora que é: as praias do Forte e do Peró/Conchas merecem a visita. Independentemente da sua escolha, a Região dos Lagos está entre os pontos que ganharão um espaço especial no seu coração. Pode anotar: você vai ficar contando os dias para visitar novamente essas cidades.

Maceió e Maragogimaragogi%20embra - Confira dicas com 12 melhores destinos brasileiros e praias paradisíacas para você visitar nas próximas viagens

Foto: Embratur/Divulgação 

As belezas naturais são um dos motivos para você se apaixonar por Maceió, com praias e piscinas naturais de águas mornas, transparentes e que mesclam tons de azul-turquesa e verde-esmeralda na orla adornada por jardins e coqueirais.

Essa exuberância e a receptividade dos habitantes, somam-se as bênçãos da padroeira, Nossa Senhora dos Prazeres – e os prazeres da mesa farta em restaurantes de frutos do mar espalhados pela região praieira. Entre as praias mais badaladas estão Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca e Cruz das Almas que formam a orla urbana de Maceió.

Mas a cidade também é a porta de entrada para muitos outros destinos turísticos alagoanos como Paripueira e Maragogi, na Costa dos Corais, no Litoral Norte. E na região Sul do estado, a Praia do Francês é uma das mais visitadas. Você pode ler mais sobre esses destinos nesta reportagem específica sobre o Alagoas (clique aqui).

João PessoaCacioMurilo PiscinasSeixas JoaoPessoa PB - Confira dicas com 12 melhores destinos brasileiros e praias paradisíacas para você visitar nas próximas viagens

Foto: Cacio Murilo/PiscinasSeixas/MTur/Divulgação 

João Pessoa é surpreendente tanto pelo verão, que dura o ano todo, como por seus 25 km de orla adornada de coqueiros. As praias de Tambaú, Manaíra e Bessa concentram os principais hotéis, bares e restaurantes. Na praia do Cabo Branco fica a Ponta do Seixas, o ponto mais oriental das Américas.

No alto da falésia fica o Farol do Cabo Branco. A torre triangular lembra uma planta de sisal. Tem ainda a Estação Cabo Branco, um moderno complexo de ciência, cultura e lazer erguido entre a Mata Atlântica e o mar. As piscinas naturais de Picãozinho, visitadas na maré baixa, atraem muitos turistas para o banho de mar em uma área de preservação de corais na costa de Tambaú.

O pôr do sol na praia do Jacaré é uma das atrações imperdíveis para quem visita a capital paraibana. O verde é outra característica marcante de João Pessoa, uma das capitais mais arborizadas do Brasil e cheia de parques urbanos, jardins e reservas naturais.

LEIA TAMBÉM: Pacotes de viagens promocionais da CVC para as melhores praias do Nordeste saindo de BH a partir de 10x de 69,80

Porto SeguroMARCIO%20FILHO PRAIA%20MUNDAI PORTO%20SEGURO BAHIA2 - Confira dicas com 12 melhores destinos brasileiros e praias paradisíacas para você visitar nas próximas viagens

Foto: Marcio Filho/MTur/Divulgação

A Costa do Descobrimento,  no Sul da Bahia, é uma das opções mais interessantes do Brasil, com muitos atrativos históricos e naturais como o Parque Nacional do Pau Brasil. Porto Seguro, Trancoso, Arraial da Ajuda e Cabrália então entre os destinos preferidos pelos turistas nessa região baiana.

Porto Seguro é procurada o ano inteiro por quem busca de sol, praia e muita diversão. O município e as vilas dos arredores oferecem ao visitante uma rica gastronomia, belo artesanato e uma viagem especial à origem do país por meio de um passeio à Cidade Histórica.

Entre os atrativos, está o Marco do Descobrimento, trazido de Portugal junto com as caravelas da frota de Pedro Álvares Cabral. Além disso, é possível fazer visitas às comunidades indígenas, como a Reserva Pataxó da Jaqueira, a apenas 12 km do centro de Porto Seguro (BA). Nós publicamos uma reportagem mostrando “porque a viagem a Porto Seguro, na Bahia, deveria ser obrigatória para o brasileiro” (clique aqui e leia).

NatalNatal ponta negra 1 - Confira dicas com 12 melhores destinos brasileiros e praias paradisíacas para você visitar nas próximas viagens

Foto: Embratur/Divulgação 

Cidade moderna e atraente, Natal é uma das mais visitadas do Brasil. Não há como pensar em  Nordeste, verão, praias e festas de fim de ano sem incluí-la entre as opções. Fundada em 25 de dezembro de 1599, razão por seu nome, tem no monumento Forte dos Reis Magos, onde tudo começou, o ponto turístico e o mais visitado.

Se para os potiguares o verão dura o ano inteiro, a época de Natal é um dos melhores períodos para se conhecer o Rio Grande do Norte. A capital, além de festejar seu aniversário toda iluminada, mantém um extenso calendário de shows, feiras, atividades culturais, gastronômicas e o melhor do artesanato regional. Além da badalada Ponta Negra, adornada pelo Morro do Careca, a região de Natal tem outras praias sensacionais.

Fora da zona urbana, ao sul da capital, estão Pirangi, onde fica o maior Cajueiro do Mundo, e Pipa. O trajeto é intercalado por dunas, lagoas e muitas praias emolduradas por coqueiros e falésias.  Ao norte, ficam Genipabu, Pitangui e Jacumã com suas dunas e lagoas para se refrescar durante os passeios de buggy. Já Maracajaú proporciona mergulho entre os cardumes coloridos nos parrachos afastados da praia.

FlorianópolisCaio Vilela Sto%20Antonio%20de%20Lisboa Florianopolis SC - Confira dicas com 12 melhores destinos brasileiros e praias paradisíacas para você visitar nas próximas viagens

Foto: Caio Vilela/MTur/Divulgação 

Carinhosamente apelidada de Floripa, a capital de Santa Catarina é um destino turístico completo e reúne atrativos históricos, culturais, religiosos, de natureza e aventura, além da gastronomia diversificada. A antiga cidade de Desterro, de colonização açoriana, é visitada por brasileiros e estrangeiros de todo o mundo.

São mais de 100 praias paradisíacas, lagoas e dunas entre os bairros. Trilhas em meio à Mata Atlântica que levam a sítios arqueológicos e vilas açorianas de casario colonial, artesanato e culinária típica. Voo livre, parapente, Sandboard, surf, Windsurf, Kitesurf, Vela e outros esportes náuticos então entre os esportes radicais que colorem Floripa. No rio Ratones, norte da ilha, é possível fazer rafting e canoagem. Já a Lagoa do Peri oferece passeios de caiaque e botes infláveis.

O Centro Histórico ostenta a Figueira Gigante da Praça XV de Novembro. Pertinho do antigo palácio do governo fica o Teatro Álvaro de Carvalho, o tradicional Mercado Municipal e a Casa da Alfândega. Já a ponte pênsil Hercílio Luz, que liga a ilha ao continente é o cartão postal da capital catarinense.  Por lá, a tranquilidade de algumas praias contrasta com a badalação e outras com bares e boates concorridos, além de restaurantes estrelados e lotados. Leia mais.

FortalezaFortaleza%20BEIRA MAR %20MARCOS%20MOURA - Confira dicas com 12 melhores destinos brasileiros e praias paradisíacas para você visitar nas próximas viagens

Foto: Marcos Moura/Prefeitura de Fortaleza/Divulgação 

Quem vê a gigante Fortaleza com seus 2,6 milhões de habitantes e brilhando como um grande destino para os viajantes, nem imagina que, em 1726, quando ela foi fundada, era apenas uma vila. A localização geográfica favoreceu o desenvolvimento da cidade, ajudando a torná-la um polo econômico e turístico.

Hoje, quem vai à cidade ensolarada não pode deixar de aproveitar a praia do Futuro, uma das mais visitadas na região. Também deve incluir no roteiro o passeio para conhecer o Theatro José de Alencar, a Feirinha de Artesanato da Beira-Mar, a Catedral de Fortaleza, o Mercado Central, e o centro cultural Dragão do Mar.

Além da capital, entre os principais locais visitados pelos turistas estão Canoa Quebrada, Jericoacoara, Guaramiranga, Cumbuco, Porto das Dunas e Praia das Fontes. Aproveitar um banho divertido no parque aquático Beach Park (no município de Aquiraz) e apreciar delícias cearenses feitas com frutos do mar vão deixar a experiência ainda mais gostosa. A Globe Trotter oferece pacotes de viagens para o Nordeste a partir de R$ 698,00 ou 10x de 69,80 nos cartões. Fale conosco pelo WhatsApp (31) 98434-1753 ou telefone (31) 3309-6224.

JericoacoaraJadeQueiroz Praia%20de%20Jericoacoara Jericoacoara CE%20(2) - Confira dicas com 12 melhores destinos brasileiros e praias paradisíacas para você visitar nas próximas viagens

Foto: Jade Queiroz/MTur/Divulgação

Lagos cristalinos de água doce, dunas brancas e praias de areia branca (que se estendem por quilômetros, com uma visão clara) e manguezais completam a fórmula que faz deste lugar um verdadeiro pedaço do paraíso. O município de Jijoca de Jericoacoara, no Ceará, alcançou o topo do ranking do turismo nacional pela infraestrutura e belezas naturais.

Conhecida mundialmente, região oferece opções de hospedagem desde albergues e campings para mochileiros até hotéis de luxo. Com ventos fortes e constantes, é perfeito para a prática de esportes náuticos, como vela e kitesurf, comumente praticados por lá. À noite, Jeri é movido por forró, samba e rock, reunindo turistas e nativos.

A 25 km, fica a Tatajuba, um deleite em forma de praias, dunas e lagoas. Visite também a praia de Mangue Seco, encravada entre as dunas e o mangue, onde você pode fazer um passeio de barco e observar os cavalos-marinhos em seu ambiente natural. A famosa Pedra Furada, uma brecha no meio de uma rocha que, é outra opção.

Rio de JaneiroBrunaPrado PaodeAcucar RiodeJaneiro RJ - Confira dicas com 12 melhores destinos brasileiros e praias paradisíacas para você visitar nas próximas viagens

Foto: Bruna Prado/MTur/Divulgação

Seria até injusto fazer uma lista sobre as melhores praias do Brasil sem mencionar a Cidade Maravilhosa. São muitas as opções para quem curte sol e mar no Rio de Janeiro, além dos inúmeros atrativos turísticos e das belezas naturais dessa região.

 Por lá, e a sua onda é movimento,  pode escolher qualquer um dos postos entre Copacabana e Leblon, passando por Ipanema.  Esta é uma região muito movimentada, cenário de novelas e que também conta com vasto comércio, oferecendo opções diversas em restaurantes, bares e lojas.

Mas se a sua intenção é curtir a capital Fluminense de forma mais tranquila, sem multidões nas areias, a sugestão é visitar a Prainha, no Recreio dos Bandeirantes, a Praia da Joatinga,  a Praia do Abricó (opção naturista), ou a Praia de Grumari – uma reserva de proteção ambiental na Barra da Tijuca – onde vai poder dar aquele mergulho e descansar sem disputar espaço à beira-mar.

Porto de GalinhasBRUNO%20LIMA PRAIA%20DE%20PORTO%20DE%20GALINHAS IPOJUCA PE - Confira dicas com 12 melhores destinos brasileiros e praias paradisíacas para você visitar nas próximas viagens

Foto: Bruno Lima/MTur/Divulgação

Piscinas naturais de água transparente e morna, mangues e igrejas seculares: este é o cenário paradisíaco que você vai encontrar ao chegar em Ipojuca (PE. Muitas pessoas não reconhecem o nome do município logo de cara, mas abrem um sorriso quando descobrem que é ali que fica a queridinha Porto de Galinhas.

Localizada a 80km de Recife, a vila de Porto de Galinhas é apenas um dos encantos da badalada região. As praias de Muro Alto, do Cupe e de Maracaípe também arrancam suspiros dos turistas e até mesmo dos moradores locais.

O tom surpreendente da água é característico do litoral pernambucano – e do nordeste brasileiro – e muda conforme a maré e o período de chuvas. Este é um daqueles destinos encantadores onde a gente pensa em largar tudo e ficar pra sempre, curtindo a vida à beira-mar. Leia mais.

Itacaré e IlhéusMARCIO%20FILHO PRAIA%20DA%20TIRIRICA ITACARE BAHIA%20(2) - Confira dicas com 12 melhores destinos brasileiros e praias paradisíacas para você visitar nas próximas viagens

Foto: Marcio Filho/Praia da Tiririca/MTur/Divulgação

Destino certo para quem gosta de surfar, Itacaré, no sul da Bahia, tem praias paradisíacas, muitos coqueiros e cachoeiras. Para os amantes da natureza ou quem busca destinos menos badalados, essa pode ser uma excelente opção para relaxar e curtir as merecidas férias. As Costas do Cacau e do Dendê oferecem tudo o que um turista pode sonhar.

A pouco mais de uma hora dali, a Ilhéus de Jorge Amado ainda resiste no bar Vesúvio, na casa onde morou o escritor (hoje Casa da Cultura) e no antigo cabaré Bataclan. Fazendas de cacau estão abertas aos visitantes, com circuitos que terminam com degustação de chocolate. Rumo a Itacaré, ao norte, estão as praias mais bonitas, como a do Pontal, Milionário, Olivença, São Miguel, Olho d’água, Cururupe e Concha.

A Baía de Camamu, ainda na região sul do estado, é a terceira maior do Brasil em volume de águas e é contornada por diversas ilhas, bem como praias e florestas. Além de Itacaré e Ilhéus, por lá também há a possibilidade de visitar a própria Camamu, Maraú, Nazaré, Valença, Ituberá, Itabuna, Canavieiras e Uruçuca.

              Quer planejar a sua próxima viagem? Clique aqui e fale conosco – WhatsApp: (31) 98434-1753             AD Turismo belo horizonte agencia viagens pacotes ferias dicas passagens praia feriado - Confira dicas com 12 melhores destinos brasileiros e praias paradisíacas para você visitar nas próximas viagens

Blog #GenteQueViaja – Produção e Edição: Milson Veloso – Jornalista, mestre em Comunicação Social, especialista em Comunicação Digital e viajante.

*Com conteúdo do MTur, Embratur e produção própria – Foto Destacada: Cacio Murilo/MTur/Divulgação 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *