Descubra oito curiosidades sobre o Reino Unido que até parecem mentira

Visitar a Inglaterra, a Grã-Bretanha ou o Reino Unido é daquelas experiências que enchem os olhos com tantas paisagens incríveis, enriquece nossos conhecimentos pela história do país e ainda ajuda a melhorar o desempenho no idioma. Seja um intercâmbio de férias para estudar inglês em Londres ou aquele mochilão dos sonhos pela Europa, você certamente já pensou em passar um período na terra da rainha.

Em meio a lugares turísticos como as pedras de Stonehenge, o Palácio de Buckingham e o Big Ben, você vai poder descobrir também inúmeras curiosidades sobre essa região que te farão questionar os limites da verdade. Sabia que o francês já foi o idioma oficial da Inglaterra? E se você soubesse que os britânicos já participaram de uma guerra que durou somente 38 minutos?

Há muita informação que ainda precisa conhecer sobre a terra do chá. Por isso, nós da Globe Trotter separamos neste post oito fatos curiosos a respeito do Reino Unido para desafiar seus conhecimentos.

1. Entenda a diferença entre cada um dos territórios que compõem o reino

1 1 - Descubra oito curiosidades sobre o Reino Unido que até parecem mentira

Para início de conversa, é importante saber distinguir cada parte do Reino Unido, pois muita gente ainda acredita que são todos sinônimos. De forma resumida, a Grã-Bretanha é a ilha onde estão a Inglaterra, a Escócia e o País de Gales. Quando se soma a esta região a Irlanda do Norte, tem-se a composição do Reino Unido, que é administrado pela Rainha da Inglaterra.

2. Big Ben na verdade não é o nome do relógio, mas sim o nome do sino

É comum associar este símbolo turístico nacional ao relógio que está na Elizabeth Tower, ou Clock Tower, que tem 96 metros de altura. Contudo, o nome Big Ben se refere ao sino que foi instalado na torre em 1859. Além desse fato curioso, o espaço conta com o segundo maior relógio de quatro faces do mundo, perdendo apenas para o objeto no edifício da prefeitura de Minneapolis, nos EUA.

3. A imagem da rainha Elizabeth nas moedas de £1 tem um detalhe incrível

2 1 - Descubra oito curiosidades sobre o Reino Unido que até parecem mentira

Se você avaliar cuidadosamente as moedas de  £1 na Inglaterra, provavelmente vai conseguir notar um fato muito curioso: nem todas têm a mesma imagem da rainha Elizabeth. E isso se dá por um motivo simples e interessante, que nem todos sabem. É que a figura da monarca mostra a sua idade no momento em que as moedas foram feitas. Assim, é possível constatar variações ao longo dos anos. (Imagem: Suzy Hazelwood/Pexels).

4. Houve um tempo em que se falava o idioma francês na terra do chá

A proximidade entre a França e a Inglaterra é bem nítida. Pelo Canal da Mancha, o estreito de Dover separa os dois países com apenas 33 km. Mais do que a questão geográfica, na história também há espaços de conflitos, rixas e aproximações. Por exemplo, em 1066 (até meados de 1362) a língua oficial do território inglês era o francês, por causa da invasão normanda na região. Inclusive, no brasão da Inglaterra há uma frase de origem francesa: HONI SOIT MAL PENSE (honni suit qui mal y pense, traduzida como  “envergonhe-se quem nisso vê malícia”).

Intercâmbio: faça curso de inglês nas férias na Inglaterra, com hospedagem, alimentação e passeios turísticos em Londres e Paris

5. Os cisnes do rio Tâmisa são propriedade da rainha e merecem respeito

3 1 - Descubra oito curiosidades sobre o Reino Unido que até parecem mentira

 

 

Desde o século XII, todos os cisnes que habitam o rio Tâmisa são considerados propriedade da “Sua Majestade”. Esse fato é levado muito a sério na Inglaterra e, inclusive, anualmente é realizado um censo para contar a população da “majestosa” ave. Há até funcionários designados especificamente para o trabalho de cuidar dos cisnes, o “Keeper Of The Queen’s Swans”.

6. Cerca de 25% das pessoas que vivem em Londres não são ingleses

4 1 - Descubra oito curiosidades sobre o Reino Unido que até parecem mentira

Que Londres é uma cidade multicultural, onde é possível encontrar um pouquinho de cada canto do mundo, é algo conhecido. Porém, a diversidade da cidade vai muito além e está representada em seus moradores. Uma em cada quatro pessoas que vivem na capital da Inglaterra não nasceu no país. Dessa forma, é comum ouvir vários sotaques nas ruas, encontrar pessoas de costumes diversos e apreciar toda a riqueza que esse aspecto traz para a culinária da região. (Imagem: Negative Space/Pexels).

7. A guerra mais breve do mundo teve participação da Inglaterra

Para mostrar que não está de brincadeira, a corte inglesa esteve presente na guerra mais curta do mundo. O tempo de duração foi pouco mais de meia horinha, 38 minutos para ser bem exato. Conhecida como a  Guerra Anglo–Zanzibari, a disputa se ocorreu em 1896 após a morte do sultão Hamad bin Thuwaini. Os interesses ingleses prevaleceram sobre a sucessão em Zanzibari e os ânimos foram pacificados rapidamente.

8. A legislação inglesa é criteriosa em relação ao uso de selo

Se você for utilizar um selo com a imagem da rainha, tome cuidado: é proibido colocá-lo com a imagem da monarca de cabeça para baixo. E isso é um caso sério, considerado crime de ofensa ou traição. Assim, é bom ter a atenção redobrada ao utilizar o sistema postal, para evitar de se tornar um contraventor em terras estrangeiras por uma ação impensada. Não quer se tornar inimigo da rainha, não é mesmo?

Quando se planeja viajar para outro país, é importante conhecer e entender um pouco mais sobre a cultura local. Agora, você já sabe algumas peculiaridades sobre o Reino Unido e pode visitar a região sem passar por certas situações constrangedoras, além de ser capaz de mostrar todo o conhecimento adquirido sobre os países administrados pela rainha mais famosa do mundo. (Imagem: Dominika Gregušová/Pexels).

E se você quiser programar aquele intercâmbio inesquecível na Inglaterra, nós temos pacotes especiais que incluem passagens aéreas, hospedagem e curso de inglês. Fale com um de nossos consultores na Globe Trotter e tenha a oportunidade de viajar pela Europa e aprimorar as habilidades no segundo idioma nas suas férias. Vamos viajar?

Blog #GenteQueViaja – Produção e Edição: Milson Veloso – Jornalista, mestre em Comunicação Social, especialista em Comunicação Digital e viajante. Imagens: Pexels/CC

 

Banner Cursos de idiomas Estude no exterior veja - Descubra oito curiosidades sobre o Reino Unido que até parecem mentiraPowered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *