Descubra oito formas simples para você desenvolver habilidades de liderança durante o intercâmbio como Camp Counselor nos EUA
Desenvolver habilidades de liderança é algo fundamental para quem busca crescer na carreira, assumir novos cargos e trilhar um caminho de sucesso na profissão. Mas você pode investir na formação para se tornar um melhor líder de forma prática, para além das salas de aula de universidades ou escolas – que também são essenciais.
Entre as maneiras de conseguir esse upgrade no currículo estão as experiências que aliam metodologias inovadoras no processo de treinamento com a execução de atividades diárias, como voluntariados em Organizações Não-Governamentais (ONGs), trabalho em startups e intercâmbios em Summer Camp.
Especificamente sobre os acampamentos de verão você provavelmente já leu aqui no Blog #GenteQueViaja, pois temos uma série de posts a respeito do tema. Porém, se precisa de um resumo: trata-se de uma experiência extraordinária e impactante nos âmbitos profissional e pessoal.
O que muita gente não sabe é como a viagem de verão aos Estados Unidos te traz diversas oportunidades, principalmente no tocante às habilidades de liderança e diferenciais para sair na frente e conquistar aquela tão sonhada vaga de emprego. Além da vivência cultural, que é típica em programas de intercâmbio.
Neste post, nós listamos oito formas simples como os Camp Counselors conseguem desenvolver habilidades de liderança essenciais para o mercado de trabalho. Confira:
1 – Iniciativa: o monitor precisa sempre estar de prontidão, disposto e com energia para desenvolver atividades com seus campers ou colegas. Além da programação regular a ser seguida diariamente, a qualquer momento o Counselor pode ser requisitado para liderar uma Camp Song, por exemplo.
Por isso, é comum que, após alguns dias desempenhando a função, os jovens já saibam sobre esses momentos ideais para tomar a direção do grupo. Assim, nem esperam ser acionados e, ao notar a oportunidade, assumem prontamente a liderança da atividade.
>>> Quer saber mais sobre todos os nossos programas, ver promoções e receber dicas para intercâmbios e viagens?
Acompanhe a Globe Trotter no Facebook!
2 – Comunicação: no Camp a gente precisa sair da zona de conforto e se comunicar com pais, equipe e crianças no segundo idioma (English). Muitas vezes, temos que nos sentar na porta da cabin e bater aquele papo com um camper que está com problemas e se sentindo deslocado, por exemplo.
E acredite, nessas horas, a gente descobre que tem muito mais autoconfiança do que imaginava. Entender e transmitir ideias com clareza em outra língua é um exercício e tanto de comunicação. Como plus, as inúmeras músicas que cantamos eloquentemente. Camp meu amigo, nos dá a chance de brilhar.
3 – Trabalho duro: ooops! Falei que é um trabalho? Porque a gente nem percebe… A função de um Camp counselor é praticamente 24h por dia. Somos incansáveis e trabalhamos duro graças à adrenalina, ao entusiasmo e a alegria de estar ali. Em meio à diversão diária, às vezes a rotina nem é percebida.
Como a programação da maioria dos Summer Camps envolve uma sequência considerável de trabalho, seja fazendo canoagem no lago ou uma group discussion na cabine, há sempre algo por fazer. Então, já saímos na frente quando vamos descrever que uma de nossas habilidades é “não ter medo da labuta” e que temos dedicação total.
4 – Criatividade: antes de qualquer coisa, Camp Counselors costumam ser figuras bem diferentes das convencionais, que trabalham de pijamas, pintam a cara, redescobrem diariamente um jeito novo de contar a mesma história. Parece pouco? Então se prepare!
É cada desafio e cada perrengue durante o verão… crianças são imprevisíveis e o clima/tempo também. Então, um monitor de acampamento tem que, literalmente, se virar nos 30. Não dá para repetir o jogo ou a fantasia para o baile do jantar. Aprendemos a pensar “fora da caixa” e que há um mundo de possibilidades.
5 – Responsabilidade: Cuidar das pessoas e, principalmente, de crianças é uma tarefa gigantesca e nem um pouco simples. Requer dedicação, atenção, foco e comprometimento do monitor. Afinal, a experiência não é se limita a passar os dias no acampamento, mas sobre ter o melhor verão de todos.
Coordenar um schedule “agitado” inclui ir ao lago, depois pra hiking, certificar que todos estão tomando banho, ajudar na campfire, administrar medicamentos na hora certa e por aí vai. Sem contar a maior responsabilidade de todas: o propósito principal é a diversão (com segurança), temos que pensar nisso o tempo todo.
6 – Trabalho em equipe: “se quer ir rápido, vá sozinho. Se quer ir longe, vá em grupo.” Parece clichê, mas depois que você trabalhar em um acampamento, nunca essa frase fará tanto sentido e você não terá dificuldades de explicá-la em uma entrevista de emprego. Sabe por que?
Durante o Summer Camp você geralmente lida com um grupo diverso de colegas de trabalho. E todos estão ali buscando tornar aquela experiência inesquecível. Para isso, colaborar no preparo das atividades e auxiliar mutuamente para que tudo fique sempre dentro do programado é parte da rotina.
7 – Independência: “Eu admito: antes de me aventurar nas maravilhas de um Summer Camp, ainda deixava minha mãe arrumar minha cama e lavar minha roupa”. Essa frase é bem comum entre os counselors. Porém, o período nos Estados Unidos nos ensina a tomar as rédeas da própria vida.
Com essa experiência sensacional, ao viver longe de casa por mais de 10 semanas, sem a família, preparar sua viagem por conta própria, andar pelas ruas de grandes cidades como NYC “all by yourself”, você se redescobre. É independência ou sorte?
8 – motivação e inclusão: um monitor aprende a reconhecer as qualidades dos seus campers assim como a encorajá-los a participar daquela atividade pela qual talvez ele não se interessava tanto. Você aprende a ser um mentor, um facilitador e está sempre guiando o grupo à cooperação mútua.
Quer um exemplo disso na prática? Semanalmente a gente tem desafios de cabin que podem ser um concurso de fantasia, a cabin mais limpa etc. O counselor é o primeiro a abrir sua mala e oferecer o que tiver lá dentro para ajudar na tarefa. Isso é uma habilidade bastante procurada hoje em dia pelas grandes empresas.
Por tudo isso, viver a experiência de intercâmbio em um acampamento de verão nos EUA pode ser algo transformador. Você será desafiado diariamente a se tornar uma pessoa mais responsável, cuidadosa, comunicativa, independente, dar sempre o máximo de si, cooperar com todos ao redor, ousar ser criativo – e um pouco louco…
Dessa forma, as habilidades de liderança começam a aflorar naturalmente. Quando você menos percebe, deixa a timidez de lado e está em frente a um grupo de 500 pessoas cantando uma música engraçada em inglês pelo puro prazer do divertimento – e faz parte do seu trabalho.
Então, bora participar do Intercâmbio em Summer Camp e dar um boost no seu Curriculum? Clique aqui para se cadastrar e saber mais sobre nossos programas. Dúvidas? Fale conosco: 31 98434-1753 [Telefone e WhatsApp].
Blog #GenteQueViaja – Produção e Edição: Milson Veloso – Jornalista, mestre em Comunicação Social, especialista em Comunicação Digital e viajante. Agradecimentos à diretora Executiva da Globe Trotter, Emanoela de Souza, pela colaboração com este post.
Deixe um comentário