Ilha de Santorini, na Grécia, vai limitar número de turistas em 2019 para preservar sua ecologia
Conhecida internacionalmente pelas construções em tons de azul e branco, cercada pelo mar inconfundível, a exuberante Joia do Mediterrâneo, a ilha de Santorini, na Grécia, decidiu agir para preservar a beleza local, em uma disputa que já dura alguns anos. Contudo, a iniciativa não agrada a todo mundo.
Aproximadamente dois milhões de turistas visitaram a ilha no último ano, de acordo com o relatório do Wall Street jornal. Isso se reflete nas aglomerações de pessoas pelos corredores da pequena cidade, onde em alguns momentos é até mesmo difícil conseguir tirar uma foto sem ter que disputar espaço com outro visitante.
A estimativa é de que há dias em que aproximadamente 18.000 pessoas desembarcam na ilha, principalmente de navios de cruzeiros. Esse é o número interessante, visto que apenas cerca de 15 mil moradores vivem de fato em Santorini.
As autoridades locais chegaram a um acordo para limitar o desembarque, uma tentativa de preservar a ecologia da Ilha. A expectativa é de que, a partir de 2019, Santorini receba apenas oito mil visitantes de navios de cruzeiros por dia.
A medida, contudo, não agrada aos operadores e aos empresários do setor de turismo, especialmente os de navios, pois alegam que afetará de forma significativa a economia dessas corporações. Para os representantes das empresas, dependeria das autoridades tomar medidas que visem a acomodar as multidões.
O crescimento desenfreado no número de turistas em Santorini gerou uma série de problemas. Há engarrafamentos constantes, problemas de eletricidade, abastecimento de água e acúmulo de lixo devido ao grande número de pessoas que visitam o local diariamente.
E você, o que acha dessa decisão? Seria possível acomodar mais turistas em Santorini ou é melhor tomar medidas mais drásticas para preservar o que ainda existe na ilha?
Deixe um comentário