fbpx

Intercâmbio em Summer Camp nos Estados Unidos: a aventura que você sempre sonhou em viver no exterior

Oi gente linda. Sou a Júlia Carvalho, moro em Minas Gerais e fiz um intercâmbio em Summer Camp, em Ohio, nos Estados Unidos. Posso dizer que foi, de longe, a melhor experiência da minha vida. Por isso, decidi contar um pouco dessa história para vocês. Então, pegue a pipoca e se liga aí!

Conheci esse intercâmbio por meio de uma amiga que viajou há alguns anos. Fui acompanhando todo o processo dela, pensando: “meu Deus, esse negócio é muito louco. Quero também”, rsrs. Quando ela voltou, procurei saber por onde ela havia feito o programa e foi aí que conheci a GlobeTrotter. Dois anos depois, resolvi que era a hora de me aventurar também.

Minha rotina no Summer Camp era…

O programa é voltado para trabalhar como Camp Counselor (monitor) em acampamentos durante o verão americano. Basicamente, o que você faz enquanto counselor é cuidar e realizar diversas atividades com crianças e adolescentes, como jogos, músicas, teatros e até atividades radicais incomuns no nosso dia a dia, como escalada, tiro ao alvo, montaria, arco e flecha, canoagem  – o que torna o camp tão divertido.

Durante esse período, eu morei em um dos acampamentos e a toda semana recebíamos um novo grupo de crianças. Era muito divertido, porque cada grupo tinha uma personalidade diferente. Com isso, de sete em sete dias eu fazia coisas diferentes e super legais. Eu amava quando tínhamos escalada, tirolesa, atirávamos com rifle e arco e flecha. São coisas que não tinha oportunidade de fazer aqui no Brasil, e as crianças sempre deixavam isso ainda mais emocionante.

Há muitos desafios pelo caminho…

A princípio, quando cheguei ao acampamento, tive um desafio com o idioma e toda a responsabilidade em cuidar de tantas crianças. Por mais que eu já falasse inglês, é muito diferente quando conversamos com nativos – e no começo eu não entendia nada! Mas todos eram bem pacientes comigo, fui me acostumando e melhorando a cada dia.

Os campers também entendiam essa dificuldade de vir de outro país e sempre me ajudavam quando eu não conhecia alguma palavra. Com o tempo, também fui melhorando e me acostumando a ter várias crianças comigo, e hoje super sinto falta delas por perto.

Mas a gente também aprende diariamente…

Essa experiência como Camp Counselor me ajudou muito com questões de liderança, criatividade e independência. Estar ali “sozinha” te torna mais proativa e proporciona um senso de comando que muitas vezes não achamos ter. É preciso tomar decisões e fazer as coisas fluírem.

Dessa forma, aos poucos a gente vai se adaptando e, quando você percebe, já está resolvendo a situação e fazendo o jogo seguir. E precisamos também nos desdobrar pra sempre ter coisas legais na manga pra entreter às crianças quando temos um imprevisto ou tempo livre. Aprendemos melhor sobre nós mesmos e como nos relacionarmos com os outros.

Então, vale a pena fazer esse intercâmbio?

O programa todo, incluindo o treinamento no Brasil e o período em um acampamento de verão, te permite, além de vivenciar todas essas atividades fora do comum, conhecer pessoas do mundo inteiro. Dessa forma, é possível aprender sobre inúmeras culturas e a respeitar as diferenças – bem como perceber o quão encantador é sermos diferentes.

É simplesmente fantástico se abrir para o novo e ver o quanto podemos aprender e evoluir com aquilo. É um crescimento inigualável. Para a maioria das pessoas, parece um pouco “louco” mergulhar em uma experiência assim, tão inusitada e cheia de aventuras. Contudo, é justamente o fato de ser algo tão distinto que nos transforma e tira da zona de conforto.

>>> LEIA TAMBÉM: Oito perguntas essenciais sobre a experiência de intercâmbio em acampamentos de verão nos Estados Unidos

E depois de tudo, a diversão não acaba…

Além do acampamento, tive a oportunidade de viajar pelos Estados Unidos por alguns dias ao final do programa e conhecer lugares que sempre tive vontade. Foi incrível, literalmente a viagem dos sonhos, do princípio ao fim.

Descobri um novo estado (Ohio) pra chamar de LAR, conheci lugares e pessoas maravilhosas que ficarão pra sempre guardados no meu coração.

Ser Camp Counselor é uma experiência que recomendo a todos, pois nos transforma de um jeito especial. É até difícil explicar, você precisa viver para sentir tudo isso. Esse intercâmbio muda nossas vidas, nos dá uma nova visão sobre o mundo, permite criar relacionamentos que seguirão para sempre conosco e nos mostra a melhor versão de nós mesmos! Mal posso esperar pela minha próxima experiência.

E aí, tá esperando o que?

Se você tem de 18 a 30 anos, nível de conversação em inglês e quer saber mais sobre os intercâmbios em Summer Camp com a Globe Trotter, clique aqui e preencha os dados para receber mais informações.

Blog #GenteQueViaja – Produção e Edição: Milson Veloso – Jornalista, mestre em Comunicação Social, especialista em Comunicação Digital e viajante. Agradecimentos à Camp Counselor, Brenda Queiroga, pela colaboração com este post. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *