Intercâmbio no exterior: dez atividades de baixo custo para fazer com a Host Family
Por Milson Veloso*
Viajar para outro país e morar com uma família nativa certamente é uma das experiências mais incríveis quando se trata de intercâmbio. Porém, sair da zona de conforto e se mergulhar nessa aventura pode soar um pouco complicado para quem está acostumado a ser independente ou no caso dos mais tímidos.
Intercâmbio em Summer Camp nos USA: inscreva-se para o YCCP 2017
Além de exigir uma mudança do ambiente natural ao qual estamos acostumados, viver com outras pessoas no exterior – como as host families, que são famílias cadastradas para receber intercambistas – é uma decisão que requer jogo de cintura para lidar com as situações inesperadas de forma inteligente.
Ao final, tudo pode ser aproveitado como aprendizado: seja a dificuldade em falar o idioma local, o choque cultural ou mesmo as diferenças nos hábitos alimentares. Só não pode faltar criatividade e um ótimo senso de humor. No futuro, você provavelmente olhará para essas experiências com um sentimento de nostalgia e vontade de viver tudo novamente.
Com o intuito de dar aquela ajudinha para os aventureiros que decidiram viver um intercâmbio no exterior, optando por partilhar o momento com uma família ou grupo de moradores do país estrangeiro, listamos algumas atividades que você pode fazer com eles. Serve para quebrar o gelo inicial, criar e estreitar os laços de amizade, gerar um ambiente de compartilhamento cultural ou mesmo se divertir.
Confira:
Cozinhar algo típico
Você não precisa ser um Master Chef para aceitar o desafio de assumir a condução do fogão e preparar alguma comidinha básica. Estrogonofe, feijoada, pão de queijo, feijão tropeiro, tapioca, pastel, brigadeiro… são muitas as opções da culinária brasileira que você pode fazer – e alguns exigem pouco esforço.
Dica: É possível substituir alguns ingredientes por produtos locais, mas cuidado para não causar um acidente gastronômico. Aproveite a oportunidade e pesquise sobre a origem do prato, assim, terá mais assunto para comentar na hora de saborear sua produção.
Praticar esporte: peteca e vôlei são ótimos
Como nem todo brasileiro é especialista em futebol – eu sou perna de pau mesmo -, a gente já começa sugerindo outras duas opções de esportes que você pode jogar com a sua família estrangeira: peteca e vôlei. São relativamente simples, divertidos e não exigem grande esforço físico. Se você tiver host brothers, existe o grande risco de eles gostarem e pedirem para repetir muitas vezes, o que às vezes cansa.
Dica: que tal intercalar e pedir que eles também te ensinem um esporte local?
Português para principiantes
Não importa o país onde estiver, é sempre possível aprender e ensinar palavras novas. Isso serve até para Portugal. E se o seu intercâmbio for em um país que fala outro idioma, melhor ainda. Utilize parte do seu tempo para ensinar à sua host family e amigos algumas palavras da nossa língua. Separe expressões comuns, gírias e o que mais vier na cabeça. Peça que eles também te ensinem novas palavras do idioma local, assim você aprimora suas habilidades linguísticas.
Dica: Trava-línguas e palavras mais complicadas – Pindamonhangaba, paralelepípedo – são interessantes e divertidas de se pronunciar.
Pipoca, refrigerante e… filme!
Sim. Cinema. Filme. Pipoca. Alegria. Diversão. Ainda que seja para aquela comédia americana boba – ou talvez aquele filme francês cult. Descubra os gostos dos seus novos companheiros de casa e disfrutem do fim de semana em frente da telona. Além de tudo isso, é uma oportunidade e tanto para conferir se o seu inglês (ou Espanhol, ou Francês…) está em dia, pois provavelmente não terá legendas. Para quando não quiser sair de casa, há o Netflix ou Pay Per View. Caso encontre, leve na viagem algum filme brasileiro legendado em inglês.
Dica: Nos EUA é comum o “cinema de estacionamento”. Todos param os carros em uma área aberta e assistem ao filme ali mesmo, no veículo ou na grama. Diferente, né!?
Passear em parques e praças
Para os aventureiros suaves, que não dispensam um contato básico com a natureza, as praças e parques das cidades americanas oferecem um ambiente adequado para relaxar, descontrair e ainda praticar algumas atividades esportivas. Você pode jogar frisbee com os seus novos brothers, passear com os animais de estimação ou simplesmente sentar na grama com a sua host family e fazer um piquenique.
Dica: Em alguns fins de semanas há atrações especiais e até festivais de música nesses lugares. Consulte antecipadamente o calendário da região onde estiver morando. Falaremos mais sobre isso abaixo.
Vamos ao shopping?
Se você é daquelas pessoas que adoram passear no shopping, ainda que não compre nada, só mesmo para tomar um sorvete… nada te impede de fazer isso enquanto estiver no exterior. E, ao levar a família – especialmente sua host sister ou brother – para um passeio despretensioso, têm a chance de se conhecerem melhor, conversar e curtir um pouco mais de tempo juntos.
Dica: Pesquise promoções e lojas onde gostaria de comprar com antecedência, assim você aproveita melhor o shopping.
Falando em verde… Zoo!
É aquele típico programa de família aos fins de semana. Apesar de ter que desembolsar algo para os ingressos, visitar o zoológico pode ser a sua oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a flora e fauna do país. Pessoalmente, não curto muito essa vibe por ver os animais presos, mas há quem goste. Além disso, muitos zoos no exterior oferecem atrações interessantes de Educação Ambiental, têm áreas verdes extensas e até miniparques de diversão.
Dica: Aproveite o momento para ensinar algo sobre a diversidade natural do Brasil para a sua host family.
Espaço de troca cultural light
Não é necessária nenhuma formalidade. Ligue o computador, conecte-o à televisão, pesquise por alguns vídeos que mostrem o Brasil, o seu estado e a cidade de origem. Dê play nas suas músicas brasileiras favoritas, ensine alguns passinhos básicos de dança, mostre imagens de lugares e manifestações culturais que representam o nosso país – fuja dos estereótipos, por favor… use este momento para que eles também possam te ensinar algo representativo da cultura local. Não custa nada e pode ser super divertido.
Dica: Caso ainda não tenha viajado, procure a Secretária de Turismo da sua cidade ou estado e leve exemplares de guias turísticos, cartões postais e outros detalhes para a família.
Jogos de mesa
Chegou o sábado à noite e não têm nenhum plano super, ultra, mega, hiper, power legal? Em quase toda casa há um jogo daqueles de mesa, como dominó, baralho, War, Monópoly, Uno que são a diversão em forma instantânea. Se não tiver, use sua criatividade e prepare algo. Até mesmo um simples Jogo da Velha serve. Esse tipo de atividade proporciona instantes muito propícios para conversas despretensiosas e que ajudam a aproximar as pessoas. Deixe o tédio de lado e vamos jogar!
Dica: se você tiver moedas brasileiras, use-as como prêmio. Melhor ainda se levar as edições especiais, como da Copa do Mundo ou das Olimpíadas.
Universidade, Estádio, Museus, Feiras…
Ok, essa sugestão é, na verdade, um pacote de outros lugares onde você pode ir com a sua host family ou parte dela. As universidades quase sempre têm espaços abertos para a visitação pública, sendo uma oportunidade incrível de conhecer de perto como é a estrutura das instituições no exterior. Ao longo das quatro estações há diversos campeonatos nas mais variadas modalidades para acompanhar: se for nos EUA, por exemplo, tem a NBA, NFL, que são os maiores, mas também há jogos menores, com os clubes locais. Para os museus, pesquise na internet, pois eles costumam oferecer entrada grátis em alguns dias da semana. Sobre as feiras, pode ser desde aquelas gigantescas a nível estadual até uma feirinha típica do interior, pois elas são um caldeirão cultural e de diversão.
Dica: faça uma lista dos lugares e eventos que gostaria de ir no período que estiver na cidade. Assim, fica mais fácil sugerir uma programação a quem estiver te hospedando.
Você tem alguma outra dica ou sugestão que gostaria de adicionar a esta lista? Envie-nos por inbox no Facebook. Aproveite e curta nossa página para receber mais atualizações.
Blog #GenteQueViaja – Produção e Edição: Milson Veloso – Jornalista, especialista em Comunicação Digital e viajante
Fotos: Pixabay
Deixe um comentário