Intercâmbio nos EUA: as surpresas da experiência no acampamento de verão em Oklahoma

1 92 - Intercâmbio nos EUA: as surpresas da experiência no acampamento de verão em Oklahoma

Ygor Cordeiro – Oklahoma (USA) – Trabalhar em um acampamento de verão é algo mágico e surpreendente. Cada dia será vivido diferente e você nunca sabe o que esperar… atividades novas, crianças novas a cada semana, desafios (e bota desafio nisso).

No início tudo é único e demora um tempo para você absorver esse mundo ao seu redor. Eu, por exemplo, demorei uma semana mais ou menos, após chegar no Camp em Oklahoma, para me tocar que estava fora do país e que realmente estava realizando o sonho de fazer um intercâmbio.

Se você quer saber um pouco mais sobre essa experiência incrível no exterior, continue lendo este post. Vou te contar mais detalhes do meu trabalho nos Estados Unidos e dar dicas para quem também está pensando em fazer um intercâmbio em Summer Camp.

Quer um resumão sobre o intercâmbio no acampamento de verão?

Intercambio nos EUA surpresas no acampamento de verao Oklahoma 2 - Intercâmbio nos EUA: as surpresas da experiência no acampamento de verão em OklahomaQuando cheguei tudo era diferente e ficava abobado vendo esquilos, veados, guaxinim, entre outros animais que não temos o costume de ver aqui no Brasil. O Walmart era o paraíso (se não querem gastar, NÃO VÃO NÃO VÃO lá à toa), porque sempre tem de tudo e eu sempre saía com algumas comprinhas.

A ideia que americanos são frios e não gostam de abraços foi se desfazendo aos poucos e, no final do verão, vários choraram ao se despedir dos brasileiros. Inclusive alguns fizeram questão de nos levar ao aeroporto.

Dedicar para fazer o Brazilian day no camp para todo mundo foi algo desafiador, porém, no final todo mundo curtiu nosso brigadeiro com pão de queijo. Sempre tive em mente de ir e fazer um bom serviço para impactar a vida das pessoas e ser impactado.

Percebi que a missão foi concluída com êxito quando ganhei o COW (COUNSELOR OF THE WEEK). Ali percebi que tinha valido todo o desempenho feito com o treinamento do YCCP no Brasil. E para fechar com chave de ouro, como esquecer do pós camp babadeiro feito em NY e Washington DC. Serão momentos que levarei pro resto da minha vida!!!

Quais habilidades precisa ter para ser um bom Camp Counselor?

Intercambio nos EUA surpresas no acampamento de verao Oklahoma 1 - Intercâmbio nos EUA: as surpresas da experiência no acampamento de verão em Oklahoma

A primeira coisa que todo COUNSELOR deve ter é paciência. Não precisa ser calmo, porém, tendo paciência você irá saber lidar com qualquer situação que possa aparecer no camp, seja um camper desobediente ou até mesmo uma skit que não saiu como planejada na campfire.

Além disso, acredito que ter um espírito de líder é essencial para ser um Counselor de sucesso. Você tem que motivar todos ao seu redor durante seu tempo no acampamento e fazer com que todo mundo esteja tendo o melhor verão de suas vidas.

Não existe nada mais gratificante do que receber cartinhas dos pais agradecendo por todo serviço prestado. Estar atento em tudo que acontece com os campers é algo fundamental! E por fim, seja amigo dos seus campers, criando momentos de loucuras e desafios para eles.

As atividades que eu mais gostava eram: Arts and crafts, Archery, Shooting, Thursday Night Prom e, por fim: pular da Torre em um colchão inflável (melhor atividade no camp). Em algun desses casos, recebi treinamento antes de virar monitor da clínica.

Que desafio um monitor de acampamento enfrenta nos EUA?

Intercambio nos EUA surpresas no acampamento de verao Oklahoma NY - Intercâmbio nos EUA: as surpresas da experiência no acampamento de verão em OklahomaPara mim, o que mais foi difícil foi lidar com a cultura do outro e saber como tratar os campers nos momentos de brigas e bullying entre eles. Tudo é crítico por questões de child abuse e chega uma hora que fica desgastante, porque você já tentou de todas as formas que eles se respeitem e fiquem amigos na mesma cabin.

Às vezes, o outro counselor também não te ajuda e fica cansativo ter que lidar com essas situações sozinho. Eu aprendi a ter mais paciência em relação ao outro depois dessa experiência e é algo que tenho levado para vida.

Uma outra dificuldade engraçada foi o meu organismo se adaptar ao ambiente e à comida. Demorei um mês (30 dias genteeeeee) para poder ir ao banheiro normalmente e dormir a noite inteira. Depois que consegui, até chorei de emoção e coloquei para tocar a música no celular:

WE ARE THE CHAMPIONS by QUEEN.

Ainda tem dúvidas se vale a pena este tipo de intercâmbio?

Só entre nessa aventura se estiver disposto a encarar novos desafios, assumir grandes responsabilidades e se divertir muito enquanto se desenvolve diariamente. Não será tarefa fácil, mas garanto que viver em um Summer Camp será uma das melhores experiências da sua vida.

Ser CAMP COUNSELOR é algo mais do que somente um intercâmbio de 3 meses nos EUA. É ser uma pessoa que marcará vidas e será lembrada pra sempre por momentos inesquecíveis. É um trabalho difícil e que exige bastante paciência, esforço e dedicação aos outros.

Creio que a minha habilidade mais notável no acampamento foi a liderança, pois é algo forte em mim e através desse intercâmbio consegui criar laços mais fortes, liderando jogos e planejando o BRAZILIAN DAY. Outra habilidade que desenvolvi foi a motivação. Mesmo sendo um trabalho puxado, eu tinha um objetivo para estar ali.

Apesar desses pontos, diversão também não falta durante os dias de trabalho. É uma área que me identifico e que faço com prazer. Eu acredito que todos devem se jogar nessa aventura. Tenho certeza que vocês… NÃO VÃO, NÃO VÃO se arrepender! Se precisar de qualquer coisa tô aqui, tá!?

nt 64 - Intercâmbio nos EUA: as surpresas da experiência no acampamento de verão em Oklahoma

Blog #GenteQueViaja – Produção e Edição: Milson Veloso – Jornalista, mestre em Comunicação Social, especialista em Comunicação Digital e viajante. Agradecimentos ao Camp Counselor, Ygor Cordeiro, pela colaboração com este post. 

Banner Cursos de idiomas Estude no exterior veja - Intercâmbio nos EUA: as surpresas da experiência no acampamento de verão em OklahomaPowered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *