INTERCÂMBIO NOS USA: Posso te contar um segredo sobre o Camp Counselor Program?

*Por Marcos Henrique
Treinando centenas de jovens anualmente para se tornarem Camp Counselors, a Globe Trotter Intercâmbios oferece uma oportunidade única de viagem para o exterior, destacando-se pelo preço acessível e popularidade entre ex-participantes. É curioso ver o carinho que várias pessoas que já passaram pelo treinamento sentem pelo programa: além de compartilharem histórias fascinantes sobre suas viagens pelos Estados Unidos, elas também se emocionam ao lembrar-se de tudo o que passaram até chegar o dia da grande viagem. Qual é o segredo pra tanto amor e dedicação?
No mercado, há várias opções de intercâmbio e cabe ao estudante escolher quais áreas desenvolver e qual objetivo alcançar com a viagem. Quando fui candidato do Camp Counselor Program, percebi que o treinamento poderia ser uma útil ferramenta de desenvolvimento pessoal e profissional. Ao lidar com tarefas semanais que batiam de frente com responsabilidades como estudo e trabalho, tive que me reorganizar e ficar mais responsável. Tive que enfrentar a tão temida vergonha de falar em público, me fantasiar das coisas mais absurdas e pegar transporte público, dançar e cantar no sol sem me importar se estava suando demais ou se tinha alguém reparando no que eu estava fazendo – muitas outras coisas, das quais acreditava que me recordaria como simples acontecimentos engraçados e me fariam rir depois da viagem.
Contudo, somente agora, anos depois de ter viajado pela primeira vez, percebo o quão importante o treinamento em si foi para mim. Durante os inúmeros fins de semana “perdidos”, eu descobri que você pode fazer as maiores amizades da sua vida ao pegar uma simples carona. Percebi que nada é vergonhoso demais e que sempre dá para rir de momentos absurdos. Durante os sábados e domingos de calor, notei que esforço e dedicação sempre valem a pena e sim, eu consigo controlar meu nervosismo e minha ansiedade. Foram vários acontecimentos pequenos que se acumularam e me transformaram numa versão melhor de quem eu era no início.
Encare esse período de desenvolvimento como um desafio pessoal no qual você só vai parar quando tiver alcançado todas as suas metas, sejam elas relacionadas a superar sua insegurança ou timidez, melhorar suas habilidades linguísticas ou aprender a lidar com pessoas diferentes. O amor que ex-participantes têm pelo programa se deve ao fato de que cada um teve uma história única durante todo o processo de avaliação e aproveitaram essa oportunidade para se desenvolverem mais e mais até o dia de viajar. Se você é um atual participante, como você quer estar até a chegada do grande dia? E se você já viajou, como a Globe Trotter marcou você?
LEIA TAMBÉM: Contar a experiência sobre como foi o YCCP pode ser frustrante – entenda o motivo
*Marcos Henrique de Souza é Counselor da Globe Trotter no YCCP 2017 e viajou em 2015 e 2016 pelo Camp Counselor Program para a Carolina do Sul, nos Estados Unidos. Ele também é professor de inglês e um apaixonado por idiomas. Contato: markos.kiko@hotmail.com
Blog #GenteQueViaja – Produção e Edição: Milson Veloso – Jornalista, especialista em Comunicação Digital, Mestrando em Interações Midiáticas e viajante