Old Town Road: conheça as charmosas cidades dos EUA que lembram a música de Lil Nas X

Flagstaff AZ ca. 1899 1024x614 - Old Town Road: conheça as charmosas cidades dos EUA que lembram a música de Lil Nas X

Se você curte música pop internacional, as chances são grandes de que já tenha escutado Old Town Road, de Lil Nas X (Montero Lamar Hill), que posteriormente ganhou a versão com o country star Billy Ray Cyrus (e outras versões, como mencionamos a seguir). O sucesso foi tanto, que o hit já bateu recorde com 16 semanas no topo da lista da Billboard Hot 100. Você sabia que há várias cidades nos Estados Unidos com as quais é possível estabelecer o contexto dessa música? 

Os cenários de Velho Oeste, famosos pelos filmes de faroeste, ganham vida no filme oficial da música. É comum encontrar pelo interior dos EUA essas pequenas cidades bem características, com poucas ruas e um ar histórico que te faz se sentir imerso em uma produção cinematográfica. Desde a primeira versão lançada, Lil Nas X já traz a mistura do country com o rap, mais especificamente o trap (estilo recente). E country lembra justamente isso, não é mesmo? 

Leia este post do blog #GenteQueViaja até o fim e surpreenda-se com as curiosidades que envolvem o universo “old town” nos EUA. 

De onde vem a música “Old Town Road”? 

Primeiro, antes de falarmos sobre as vilas e cidades Norte-americanas que a música nos faz lembrar, é preciso entender a própria origem de Old Town Road. Lançado inicialmente de forma independente em 3 de dezembro de 2018, o hit ganhou seu primeiro remix featuring Billy Ray Cyrus em 5 de abril de 2019, mas já estava famosa. Além disso, teve também um segundo remix com Cyrus e Diplo, que estreou no dia 29 do mesmo mês, e a versão com o Young Thug e o cantor Mason Ramsey no dia 12 de julho de 2019. 

Classificado como country trap, o sucesso chegou a ser retirado da lista de country da Billboard, mas parece que a medida só lhe deu mais visibilidade. E se tornar viral é algo que o rapper sabe bem fazer, pois desde a adolescência tem criado memes e posts que rodam a internet. Gay assumido, nascido em Atlanta, na Geórgia, Lil Nas X tem 20 anos e conseguiu aproveitar de um desafio virtual no aplicativo TikTok, com o meme “Yeehaw Challenge”, para colocar seu hit em circulação e chegar ao topo da Billboard

Além do próprio jovem artista, a canção também traz um sample de “34 Ghosts IV”, do Nine Inch Nails, e dá os créditos a Trent Reznor e Atticus Ross como co-autores. Um dos vídeos mais populares da música, seu “filme oficial”, foi lançado em 17 de maio de 2019, com as estrelas Chris Rock, Haha Davis, Rico Nasty, Diplo, Jozzy, Young Kio, e Vince Staples. Assista ao vídeo a seguir e divirta-se:

 

Cidades que representam uma típica “old town” nos EUA

A primeira cidade habitada dos Estados Unidos e, assim, a oficial “oldest town”, é  Saint Augustine, com mais de 450 anos de história (1565), localizada a cerca de 2 horas de Orlando, na Flórida. E St Augustine não está sozinha no que diz respeito ao charme histórico. Por todo o país há diversos povoados antigos estabelecidos principalmente por latinos e europeus, como Frankenmuth, no Michigan, carinhosamente apelidada de Little Bavária, por ter sido fundada por alemães em 1845.

santa fe 3433617 960 720 - Old Town Road: conheça as charmosas cidades dos EUA que lembram a música de Lil Nas X

Se o seu objetivo é conhecer uma “cidade diferente”, a dica é passar por Santa Fé, no Novo México. A região é habitada há mais de 10.000 por indígenas e a vila foi estabelecida em 1610, mesclando os traços dos colonizadores espanhóis com a arquitetura dos nativos. Agora que você já conheceu mais sobre algumas características de certos pontos dos EUA, bem como o contexto ao redor da composição musical que inspirou este post, veja cinco comunidades que poderiam ilustrar o vídeo no lugar de Los Angeles, set oficial das gravações. 

Quer fazer um intercâmbio nos Estados Unidos e visitar uma old town? Seja monitor em Summer Camp!

Nashville – Tennessee

nashville 603784 1280 - Old Town Road: conheça as charmosas cidades dos EUA que lembram a música de Lil Nas X

Nossa lista oficial se inicia com uma cidade old, mas não mais uma town, visto que Nashville se transformou em um dos grandes centros urbanos Norte-americanos. Fundada em 1779, está na intersecção de três rodovias interestaduais (40, 24 e 65) e é reconhecida como Music City, por sua contribuição para a indústria discográfica. Ao longos das últimas décadas, desempenhou um importante papel na popularização do country, que nasceu a cerca de 4 horas dali, em Bristol, também no Tennessee.

Amarillo – Texas 

Amarillo Texas 1889 - Old Town Road: conheça as charmosas cidades dos EUA que lembram a música de Lil Nas X

Nossa segunda cidade da lista está localizada no Texas, um dos exemplos mais clássicos do Velho Oeste. A town foi criada justamente em decorrência das rodovias que cruzam a região, se transformando em um centro comercial da agropecuária, ponto forte da economia no estado. Com população estimada em 201.324 habitantes, Amarillo já conta com 132 anos de história: foi fundada em 1887. 

 

Flagstaff – Arizona

flagstaff - Old Town Road: conheça as charmosas cidades dos EUA que lembram a música de Lil Nas X

Com cerca de 65.870 habitantes, nossa terceira cidade na lista está localizada no Arizona e é cercada por florestas. De clima semi-árido, Flagstaff foi fundada em 1876, ainda mantém aquele cenário bem típico de old town e é cortada pela rota mais famosa dos Estados Unidos, a Route 66. Tudo isso a tornaria ideal para retratar as aventuras de Lil Nas X. Pertinho de Flagstaff você encontra excelentes atrações turísticas, como Walnut Canyon National Monument e o Humphrey’s Peak, o ponto mais alto do estado, com 3852 m de altitude.

Old Colorado City – Colorado 

Old Colorado City Colorado - Old Town Road: conheça as charmosas cidades dos EUA que lembram a música de Lil Nas X

Esta também já não é mais somente uma town, foi incorporada a uma região mais urbanizada, mas traz no nome o direito de estar na lista: Old Colorado City. Fundada em 1859 durante o Corrida do Ouro, sua localidade foi escolhida estrategicamente por estar próxima à Ute Pass,  então rota para o oeste até as minas de ouro. Antes de pertencer ao Colorado, ela integrava o território do Kansas e logo nas vizinhanças estão importantes atrações naturais do país, como parte do Colorado Springs, incluindo o Garden of the Gods e o Pikes Peak.

Nowhere – Oklahoma 

Após  percorrermos tantos territórios dignos de figurar no vídeo de Old Town Road, chegamos finalmente a “lugar nenhum”, ou mais especificamente “Nowhere”, em Oklahoma. E esta comunidade quase rural cheia de cores é certamente uma escolha que condiz com o título da música. Não é possível localizar dados oficiais sobre a população local, mas nós estivemos por lá e constatamos a veracidade da existência dessa town, que fica perto da cidade de Anadarko, também em Oklahoma. 

Agora que você já conheceu mais sobre essas distintas regiões dos Estados Unidos e descobriu detalhes da música mais famosa do ano, que tal começar a planejar uma viagem pela terra do Tio Sam? Fale com um de nossos consultores e confira as promoções em passagens aéreas e pacotes de turismo para visitar algumas old e new towns dos EUA.

Blog #GenteQueViaja – Produção e Edição: Milson Veloso – Jornalista, mestre em Comunicação Social, especialista em Comunicação Digital e viajante.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *