Viagens que transformam: turismo sustentável abre as portas em comunidades pelo Brasi
O consumo e a produção responsável, premissas da Organização Mundial do Turismo (OMT) para sustentabilidade da atividade turística, estiveram na pauta dos debates da WTM Latin America, feira internacional de turismo que reuniu no começo de abril, em São Paulo, expositores do mundo inteiro. A ideia é estimular as parcerias e a conscientização sobre a importância do turismo para o desenvolvimento das comunidades que vivem desta atividade.
“A viagem passa a ser uma experiência inesquecível e cada vez mais turistas buscam destinos que promovem a sustentabilidade”, destacou o professor da Universidade de São Paulo (USP), Cássio Carkalns, que participou do debate “Turismo e desenvolvimento econômico local”.
Quer viajar pelo Brasil e conhecer o que há de melhor no país?
Fale conosco para pacotes e promoções pelo WhatsApp: (31) 98434-1753, e-mail: pacotes@gtintercambio.com ou telefone: (31) 3309-6224
No Norte de Minas, por exemplo, 10 famílias que trabalham com cerâmica popular oferecem hospedagem, alimentação e passeios aos turistas. Eles vivenciam a produção artesanal em uma imersão na cultura local que vai desde a extração do barro até a queima das peças que viram lembranças da viagem. Outras 50 mulheres se beneficiam do turismo local através de uma associação de artesãs.
Tefé (AM) e Alter do Chão (PA) estão entre as comunidades ribeirinhas que recebem turistas para atividades culturais e troca de experiências. As viagens são transformadoras para quem visita e geram bons negócios para quem recebe. No Amazonas, os turistas se hospedam em uma pousada comunitária. No Pará, o famoso balneário do rio Tapajós produz artesanato de origem indígena, além de ofertar atividades extrativistas na floresta. Em Belém, os visitantes conhecem os sabores e temperos do mercado Ver-o-Peso e vão até a Ilha de Cotijuba se familiarizar com os aromas da mata.
Quer viajar pelo Brasil e conhecer o que há de melhor no país?
Fale conosco para pacotes e promoções pelo WhatsApp: (31) 98434-1753, e-mail: pacotes@gtintercambio.com ou telefone: (31) 3309-6224
As comunidades urbanas também se beneficiam do turismo de experiência. É o caso do Morro da Babilônia (RJ) com sua horta orgânica. A visita inclui mutirões na comunidade e termina com um banquete de produtos naturais da favela. Já em São Paulo, o passeio turístico beneficia comunidades das margens da represa Billings.
Fonte: Agência de Notícias do Turismo, com edições. Fotos: Gustavo Albano/Guia Viajar Melhor e Desviantes/Reprodução
Deixe um comentário