YCCP não é algo que se conta, é uma experiência que se vive: e então eu descobri uma nova família
Guilherme Cardoso (Guil)
Davis, Oklahoma – 2015
Facebook: /guilherme.cardoso.1232
Eu conheci o YMCA Camp Counselor Program (YCCP) e a Globe Trotter (GT) através de um compartilhamento de um dos meus amigos no Facebook. Era uma ideia totalmente diferente das que eu tinha a respeito de um intercâmbio. Então, agendei para ir a uma palestra e, só então, comecei a ver, basicamente, como funcionava o treinamento – meetings e recreations – e tive uma noção a respeito dos acampamentos de verão nos Estados Unidos; Day camps e Overnight Camps.
Ouvi depoimentos e relatos de intercambistas que tinham viajado e, com unanimidade, a frase “melhor experiência da minha vida” ecoou nos meus ouvidos e martelou firme na minha cabeça. Assim, resolvi arriscar e me inscrevi no programa.
A primeira impressão daquilo tudo, pra mim, em uma palavra: radical; é a expressão que usaria para descrever um tanto de malucos barulhentos, cantando canções infantis, no meio de um grande círculo de estranhos. Entretanto, alguma parte de mim se apegou aquilo, porque eu me identifiquei e, após algumas semanas, já me sentia parte daquela turma; sentia-me acolhido. E sobre os estranhos do círculo, quem diria que, um dia, eu os chamaria de família?! E esse dia acabou chegando…
Como tudo na vida tem seus altos e baixos, o treinamento do YCCP não é diferente. Uma hora o sapato aperta, mas sempre há uma forma de encontrar a solução. Pessoalmente, o ponto mais difícil de ser atingido no YCCP foi sair da caixa em que eu vivia. O desafio de me mostrar e expor a minha verdadeira personalidade me custou mais do que superar a criatividade, semana após semana. Um desafio ainda não cumprido totalmente, admito, mas o YCCP me mostrou o caminho – e eu estou trilhando.
O treinamento da Globe Trotter me deu uma base completa para fazer um bom trabalho durante os três meses que fiquei nos Estados Unidos. Canções, jogos, aprendizado, preparação, melhora da liderança, desenvolvimento do inglês, entre outras ferramentas que eles oferecem para nos ajudar. Orientação pré-embarque, auxílio com o visto, documentos necessários; é um facilitador incrível. Porém, eles mostram o caminho, mas parte do candidato a vontade e a garra para trilhá-lo. Não é algo fácil, é desafiador, porém, a recompensa é sensacional.
O YCCP não é algo que se conta, é uma experiência que se vive. Raramente, pessoas de fora entendem o que se passa na cabeça de um “YCCPiano”, ou “ex-YCCPiano”, o que o faz amar tanto este programa. Sendo assim, é quase impossível dizer o quanto vale a pena ingressar nesta jornada; mesmo citando os inúmeros benefícios, como: conhecer pessoas novas, viver uma experiência impagável, se mergulhar em uma outra cultura, aprimorar o segundo idioma, etc. O YCCP vai além disso tudo. É ter amigos, é se apaixonar, é ter memórias para a vida toda, é se unir a uma nova FAMÍLIA. #4EverYCCP
>>> Quer saber mais sobre todos os nossos programas, ver promoções e receber dicas para intercâmbios e viagens?
Acompanhe a Globe Trotter no Facebook!
Blog #GenteQueViaja – Produção e Edição: Milson Veloso – Jornalista, especialista em Comunicação Digital e viajante
Deixe um comentário